INVENTÁRIO DE NECESSIDADES E ESTRESSORES DE FAMILIARES EM TERAPIA INTENSIVA – INEFTI HORÁRIO DE VISITAS

Por psicosaude
22-07-16 | 15:01

Pusch, S.R; Youssef, N; Oliveira C.M; Hilgemberg, C.E; Réa-Neto, Á.

 

INSTITUIÇÃO: UTI – Hospital das Nações; UTI Hospital trabalhador; CEPETI – Centro de Estudos e Pesquisa em terapia Intensiva; Curitiba- Pr

 

INTRODUÇÃO: Conhecer os estressores e as necessidades das famílias nos instrumentaliza para um melhor acolhimento ao sistema familiar. Sabemos que o sistema familiar se desestrutura quando ocorre um evento de extrema ansiedade principalmente com a perspectiva de perda iminente. Identificando os reais motivos das alterações emocionais dos familiares poderemos diminuir seus estressores e compreender suas necessidades. A promoção da saúde tornou-se uma tarefa bem mais complexa, tendo como enfoque a totalidade dos aspectos inter-relacionados à saúde e à doença. É notória a evidência cada vez maior de que muitos quadros clínicos agravam-se à partir de alterações emocionais dos familiares junto ao paciente e à equipe multidisciplinar.

 

OBJETIVOS: Identificar necessidades e estressores no familiar de pacientes internados em UTI. Promover acolhimento, orientação e suporte ao familiar com base nas necessidades e estressores identificados pelo protocolo.

 

METODOLOGIA: O protocolo aplicado foi: INEFTI (inventário de necessidades e estressores dos familiares em terapia intensiva), o qual foi avaliado no Brasil pela Enfermeira Denise Silveira de Castro. Aplicou-se o instrumento aos parentes diretos (cônjuges, pais ou filhos) dos pacientes internados em UTI. Este instrumento compõe-se de quarenta e seis itens a serem analisados e qualificados em grau de importância conforme suas necessidades.

 

RESULTADOS: Esta pesquisa foi realizada em duas UTIs de Curitiba, sendo: uma UTI – médico cirúrgica; outra UTI – trauma. Na UTI médico cirúrgica (69) famílias responderam ao protocolo, no período de maio a outubro/2001; Na UTI trauma (19) famílias responderam a protocolo, no período de agosto a outubro/2001. Após o levantamento dos dados, constatou-se que as três maiores necessidades das famílias tanto para UTI trauma como a médico cirúrgica, são: 1)ter a certeza de que a melhor assistência possível está sendo dada ao paciente com 89%; 2) ter explicações em termos compreensíveis 84%; 3) ter esperanças 79%. Os três maiores estressores variaram entre as UTIs . Na UTI médico cirúrgica foram: 1) não ter as perguntas respondidas de forma honesta com 82%; 2) não poder visitar o paciente a qualquer momento 77%; 3) receber notícias em casos sobre mudanças no estado clínico do paciente 68%. Para a UTI trauma os maiores estressores foram: 1) não saber exatamente o que está sendo feito para o paciente 78%; 2) não ter explicações em termos compreensíveis 62%; 3) ter alguém para ajudar nos problemas familiares 51%.

 

CONCLUSÃO: Observou-se que os familiares buscam atenuar a sua ansiedade frente às suas necessidades ocasionadas pelo internamento do paciente, através da atuação junto ao médico. Tanto para UTI médico cirúrgica e UTI trauma, conclui-se que os agentes estressores dos familiares em sua grande maioria estão relacionados à equipe de saúde, com uma informação adequada e comunicação constante, tornando-se necessário melhor instrumentalizá-los para interagirem com os familiares diminuindo assim o estresse desta relação.

 

Fonte: Revista Brasileira de Terapia Intensiva – AMIB suplemento I – ano 2002. X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva.

Fale Conosco